A ARTE DE SECRETARIAR

Textos, artigos e informações sobre a profissão de Secretaria(o) Executivo Bilíngue

25/5/09

O Secretariado Executivo e a ética profissional

*Fabiola da Luz

A ética para nós profissionais de secretariado executivo começa na sala de aula. Para todos os seres humanos deveria começar em casa.

Muitos porem passam anos estudando para serem profissionais dessa área mas, não praticam o básico: o respeito pelo ser humano.

Nesse artigo vamos analisar alguns artigos do código de ética da profissão e transpor seus ensinamentos para o dia a dia de uma sala de aula na faculdade de secretariado executivo.

Art.3º. - Cabe ao profissional zelar pelo prestígio e responsabilidade de sua profissão, tratando-a sempre como um dos bens mais nobres, contribuindo, através do exemplo de seus atos, para elevar a categoria, obedecendo aos preceitos morais e legais.

Nesse artigo podemos observar a preocupação com o prestígio e os preceitos morais da nossa profissão. Todos nós: estudantes, profissionais da ativa, profissionais aposentados, professores, devemos cuidar para que nossas atitudes não venham a denegrir a imagem da profissão de secretária(a) executivo(a). A começar em sala de aula, no respeito a colegas e mestres.

Art.5º. - Constituem-se deveres fundamentais das Secretárias e Secretários: a) considerar a profissão como um fim para a realização profissional; b) direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética; c) respeitar sua profissão e exercer suas atividades, sempre procurando aperfeiçoamento; d) operacionalizar e canalizar adequadamente o processo de comunicação com o público; e) ser positivo em seus pronunciamentos e tomadas de decisões, sabendo colocar e expressar suas atividades; f) procurar informar-se de todos os assuntos a respeito de sua profissão e dos avanços tecnológicos, que poderão facilitar o desempenho de suas atividades; g) lutar pelo progresso da profissão; h) combater o exercício ilegal da profissão; i) colaborar com as instituições que ministram cursos específicos, oferecendo-lhes subsídios e orientações.

Devemos considerar a profissão como um bem valioso e não como apenas ema brincadeira ou passatempo. Não podemos entrar numa universidade para cursar esse curso apenas por falta de opção, ou em sala de aula, faltar com o respeito com os professores e colegas de classe. Devemos agir como profissionais desde o primeiro dia de aula.

Art.8º. - Compete às Secretárias e Secretários: a) manter entre si a solidariedade e o intercâmbio, como forma de fortalecimento da categoria; b) estabelecer e manter um clima profissional cortês, no ambiente de trabalho, não alimentando discórdia e desentendimento profissionais; c) respeitar a capacidade e as limitações individuais, sem preconceito de cor, religião, cunho político ou posição social; d) estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e competência.

Você não precisa ser a melhor amiga da sua colega de classe para respeitá-la e/ou realizar um trabalho em grupo com ela. Estabelecer um bom ambiente de estudo também é sua função como aluno de secretariado, afinal todos nós precisamos manter bons relacionamentos e uma boa rede de contatos.

Art.20º. - Constituem infrações: a) transgredir preceitos deste Código; b) exercer a profissão sem que esteja devidamente habilitado nos termos da legislação específica; c) utilizar o nome da Categoria Profissional das Secretárias e/ou Secretários para quaisquer fins, sem o endosso dos Sindicatos de Classe, em nível Estadual e da Federação Nacional nas localidades inorganizadas em Sindicatos e/ou em nível Nacional.

A maior infração ao código de ética é o não respeito à profissão e aos profissionais e estudantes. Pense em como você tem se comportado em sala de aula. Você tem respeitado esse código? Seus mestres? Seus colegas de classe?

Leve a sério a profissão que escolheu e se não for ela a profissão que você sonha, fique livre para buscar seus verdadeiros anseios profissionais.

*Fabiola da Luz é estudante de Secretariado Executivo Bilíngue da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), autora desse espaço e secretária em consultório médico.

criado por fabyluz    15:26:28 — Arquivado em: Artigos

8 Comentários »

  1. Você fala dos artigos da ética profissional das Secretárias e Secretários, mas não fala qual é a lei que regula o exercíco da profissão. Gostaria que me fala-se qual é a lei do secretário. Deus de já, agradeço!

    Comentário por Altamiro — segunda-feira, 6 de julho de 2009 @ 13:50:44

  2. Altamiro,
    a lei q regulamenta a profissão já foi publicada aqui no blog em 17/11/2008, mas publicarei de novo.
    Abraços!!!

    Comentário por Fabiola — quarta-feira, 8 de julho de 2009 @ 10:24:36

  3. Olá Fabiola..

    Tambem sou estudante de secretariado na UNIOESTE. Estava procurando saber mais sobre o codigo de ética.. e seu arigo me ajudou a compreende-lo…
    Muito Obrigada..

    Luciana

    Comentário por Luciana Menegazze — quinta-feira, 5 de novembro de 2009 @ 09:34:44

  4. É impressionante verificar como o secretariado tem tomado o rumo para o desenvolvimento. Para acompanhar tal desenvolvimento no mercado de trabalho, uma importante dica é a de buscar se qualificar, no IESB em Brasília, pode-se conseguir tal qualificação de uma forma excelente.

    Comentário por Caio — terça-feira, 21 de dezembro de 2010 @ 09:00:31

  5. Muito promissora essa profissão, ainda está remunerando bem. Uma bela dica é a de se buscar graduação de qualidade e profissiionalização para entrar no mercado. O IESB em Brasília é capaz de promover isso, vale a pena conferir.

    Comentário por andresa — quinta-feira, 3 de março de 2011 @ 11:17:41

  6. O artigo está muito bom,mas,o autor,não deveria usar a palavra “denegrir”,pois ele zela pelo respeito ao ser humano.A palavra tem base no desreipeito para com o afrodescendente,denegrir é tornar negro ou como tal-para época de formaçõa da palavra,tornasse ou ser como um negro era não ter mais carater,dignidade,moral ou qualquer outro adjetivo que desqualifica uma pessoa.Ex:Vou denegrir a imagem do prefeito.

    Comentário por Luiz eduardo — quarta-feira, 16 de novembro de 2011 @ 13:49:52

  7. Desculpem o pudor linguístico.É que achei contraditório.

    Comentário por Luiz eduardo — quarta-feira, 16 de novembro de 2011 @ 14:13:18

  8. Ficou parecido com os direitos e obrigações de uma doutrina ideológica rígida.Não fazer isso,fazer aquilo,sempre faça isso.Meio leis proféticas.

    Comentário por Eduardo Guedes — quarta-feira, 16 de novembro de 2011 @ 14:22:54

Deixe um comentário

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://aartedesecretariar.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.